segunda-feira, 16 de maio de 2011

Reposicionamento da marca Vivo no mercado brasileiro

A Vivo  já nasceu no Brasil como a maior operadora de Telefonia Móvel da América Latina.

A empresa foi fundanda no final de 2002, a partir da integração dos ativos de telefonia móvel do Grupo Brasil Telecom e Telefónica Móviles no Brasil. Naquele momento, a empresa já detinha 51,3% do Market share e atendia a 19  estados brasileiros e ao Destrito Federal.  A cobertura atingia a 86% do território nacional.

A marca Vivo era, na ocasião, composta por várias holdings:

Telesp ( Telesp Celular Participações S.A (TCP), Tele Centro-Oeste Participações S/A (TCO), Tele Sudeste Celuar Participações S.A. (TSD), Tele Leste Celular Participações S.A e Celulare CRT Participações S.A. (CRT).

Estas empresas abrigavam juntas,  6.350 colaboradores diretos, com 324 lojas próprias e mais 7.673 pontos de vendas credencados em toda a região de abrangência.

Missão:
"Ser a melhor opção em cominicação com mobilidade"

Valores básicos:




No final de 2006 iniciou o processo de reposicionamento de marca vivo, que foi norteada por vários fatores institucionais, a vivo sabia que precisava evoluir em tecnologia GSM, atendimento, qualidade na ligação e ser uma empresa diferenciada e inovadora.
A operadora precisava incentivar os seus colaboradores e um das formas que utilizou  foi a de  integrar os funcionários na campanha, mostrado para eles o trabalho de comunicação que iria para as ruas antes do lançamento oficial. Esta foi uma forma de somar valores a uma atividade ainda mais eficaz. Os funcionários assumiram o compromisso em atender bem os seus consumidores. A operadora foi bem avaliada nas pesquisas e a estratégia de reposicionamento da vivo teve forte impacto no mercado e foi premiada de destaque no marketing em 2007 pela ABNM.

Em dezembro de 2007, após uma série de negociações acionárias, finalmente a Vivo celebrou o contrato de compra e venda das ações com  Telemar Norte Leste S/A  e passou a operar em todo o território nacional juntamente com a necessidade de reposicionamento da marca perante o novo mercado e o cenário nacional.

Investimento em novas tecnologia GSM, qualidade de atendimento, qualidade na ligação era a porta para continuar a garantir o sucesso operacional dantes conquistado.  

A partir de então uma nova estratégia face às novas praças, antigos produtos, preços e serviços praticados, teria que ser implementado gradativamente afim de alinhar à uma política global e fidelização de clientes, tanto os novos, quanto os antigo.  A evolução tecnológica e serviços atualizados não pederia ser esquecidos face à alta competividade deste segmento.

O compromisso social, integração com a comunidade, apoio à arte e cultura, também passou a seu um instrumento de promover e fortalecer afim de fortalecer o recall sobre às antigas marcas.

Relatório Anual Vivo 2004
Relatório Anual Vivo 2008

http://www.investinfo.com.br/Temp/N055550P.pdf
http://www.mundodomarketing.com.br/1,5432,vivo-comemora-reposicionamento-da-marca.htm

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